Como fazer agendamento no site da Receita Federal

Como fazer agendamento no site da Receita Federal

159118
Compartilhar

O agendamento na Receita Federal evita filas para quem precisa se dirigir a uma unidade de atendimento.

A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PFGN) disponibilizam em seus sites vários serviços, como emissão de guias, parcelamentos, emissão de documentos, verificação de pendências, impressão de declarações, acompanhamento de processos, entre outros.

No entanto, o contribuinte só consegue realizar alguns serviços de forma presencial, como atendimento a intimação fiscal, certidão para averbação de obra civil, regularização de CPF não conclusivo das entidades conveniadas, entre outros.

Veja a seguir o passo a passo do agendamento na Receita Federal (exceto para solicitar antecipação de análise da malha fiscal IRPF).

Como fazer agendamento no site da Receita Federal

agendamento-receita-federal-1
1. Acesse a página de agendamento na internet. Leia atentamente as orientações e marque a caixa “Li e Concordo”. Clique no botão “Avançar”.

agendamento-receita-federal-2
2. Marque a opção CPF (atendimento para pessoa física) ou CNPJ (atendimento para pessoa jurídica), preencha os campos solicitados, digite os caracteres de verificação e clique no botão “Avançar”.

agendamento-receita-federal-3
3. O sistema emite um aviso dos serviços que estão disponíveis pela internet. Caso não haja disponibilidade do serviço pela internet e você queira atendimento presencial, clique em “Continuar” para continuar o agendamento.

agendamento-receita-federal-4
4. Preencha os campos solicitados e clique no botão “Agendar”. ATENÇÃO: alguns serviços só podem ser feitos na unidade de jurisdição do contribuinte.

agendamento-receita-federal-5
5. O sistema emite um aviso de que não será atendida senha com serviço diverso do agendado. Clique no “X” para fechar o aviso.

agendamento-receita-federal-6
6. Escolha a categoria do serviço pretendido, clicando no respectivo botão “+”.

agendamento-receita-federal-7
7. Marque o serviço pretendido e clique no botão “Selecionar”.

agendamento-receita-federal-8
8. O sistema emite um aviso com informações sobre o serviço selecionado. Se estiver em conformidade com a sua demanda, clique em “Avançar”. Caso a descrição não se refira ao serviço que pretenda agendar, clique em “Voltar”.

agendamento-receita-federal-9
9. O sistema exibe as vagas disponíveis do serviço para os 5 dias seguintes. Escolha a data que lhe convém clicando na respectiva seta.

agendamento-receita-federal-10
10. Na mesma tela, o sistema exibe os horários disponíveis para agendamento. Marque a vaga disponível desejada e clique no botão “Agendar”.

agendamento-receita-federal-11
11. Para finalizar, o sistema gera a senha de atendimento. Imprima-a ou tire uma foto com o seu celular, e leve-a junto com a sua documentação no dia e hora marcados. Caso não saiba quais documentos levar no dia do atendimento, clique no link da senha ou aqui para consultar.

Observações sobre o agendamento na Receita Federal

  • Se você não puder comparecer ao atendimento, cancele o agendamento mediante o código inscrito na própria senha. Isso evita que o seu CPF/CNPJ seja bloqueado para novos agendamentos, e disponibiliza aquela vaga para quem precisa.
  • Não se atrase! O sistema de agendamento da Receita Federal é programado para chamar a senha no horário marcado.
  • Alguns serviços, pelas suas próprias características, possuem poucas vagas. O melhor horário para agendar horário na Receita Federal é às 08h00, quando o sistema abre todas as vagas para o próximo dia disponível.

Comentários

Compartilhar
Sou formado em Gestão Hospitalar e fiz especialização em Administração Pública. Atualmente exerço o cargo de assistente técnico-administrativo na Receita Federal do Brasil.