Como regularizar o CPF pela internet

Como regularizar o CPF pela internet

249872
Compartilhar

Em muitos casos é possível regularizar um CPF suspenso de forma gratuita diretamente no site da Receita Federal. Para isso, tenha em mãos um documento de identidade e o Título Eleitoral (caso esteja obrigado a votar).

Conforme já explicamos neste artigo, um CPF fica suspenso quando a Receita Federal constata alguma inconsistência cadastral. As mais comuns dizem respeito ao nome do contribuinte ou da mãe, à data de nascimento e ao Título Eleitoral.

Em algumas situações, porém, não é possível regularizar o CPF pela internet. São elas:

  • CPF pendente de regularização
  • CPF cancelado, nulo e de faixa não emitida
  • CPF de falecidos
  • CPF de contribuinte com “mãe desconhecida”

Nos demais casos, o CPF pode ser regularizado pela internet, conforme instruções a seguir.

Como regularizar o CPF pela internet

1. Acesse a página de regularização do CPF no site da Receita Federal e preencha atentamente todos os campos indicados, conforme a tela abaixo.
regularizar cpf pela internet

2. Caso tenha alguma dúvida, posicione o mouse ou clique na descrição do respectivo campo para obter informações. No campo “Informações Adicionais Obrigatórias”, por exemplo, aparecerá um aviso orientando o contribuinte a digitar o tipo, número e órgão emissor de seu documento de identificação.

3. Se tudo estiver preenchido corretamente, o seu CPF será regularizado na hora. A Receita Federal faz um cruzamento de informações com outros bancos de dados e caso encontre alguma divergência, a pessoa não consegue concluir a regularização pela internet, sendo necessário ir a uma agência da Receita Federal.

Caso não consiga regularizar o CPF pela internet, clique aqui e veja outras opções para regularizar o CPF.

Comentários