Sistema do CNPJ da Receita Federal sofre instabilidades

Sistema do CNPJ da Receita Federal sofre instabilidades

2302
Compartilhar

O aplicativo de coleta de dados para inscrição, alteração e baixa do CNPJ apresentou instabilidades durante essa segunda-feira (15), segundo relatos de pessoas que tentaram acessá-lo. Alguns contribuintes não conseguiram acessar o aplicativo para gerar e imprimir o DBE – Documento Básico de Entrada no CNPJ. O sistema chegou a ficar indisponível durante o fim de semana.

De acordo com a Receita Federal, o aplicativo está sendo atualizado para a nova versão. Algumas das novidades do novo sistema CNPJ incluem:

  • Cancelamento de ofício das solicitações em andamento referentes a quadro societário. Para essas solicitações, será preciso efetuar nova coleta de dados.
  • Forma de registro da participação dos sócios, que passa a ser em valor de moeda e não mais em percentual.
  • Classificações de atividades econômicas (CNAEs) das unidades produtivas, que passam a ter tratamento por estabelecimento.
  • Regra de inscrição do primeiro estabelecimento, que poderá ser como unidade auxiliar.
  • Deferimento de solicitação do CNPJ feita por órgão de registro, que não irá mais coletar data de evento.
sistema-receita-federal
A Receita Federal está implantando a nova versão do Aplicativo de Coleta Web do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Além das inovações trazidas com a nova versão do CNPJ, nos estados de Alagoas, Minas Gerais e Pará, o Aplicativo de Coleta Web irá recuperar automaticamente a Pesquisa Prévia de Viabilidade Municipal.

Comentários

Compartilhar
Sou formado em Gestão Hospitalar e fiz especialização em Administração Pública. Atualmente exerço o cargo de assistente técnico-administrativo na Receita Federal do Brasil.