Como consultar a restituição do imposto de renda

restituição do imposto de renda
O pagamento da restituição do imposto de renda depende da regularização de todas as pendências da declaração, entre outros fatores. Foto: Joel Santana/Pixabay


Após entregar a declaração do imposto de renda vem o período de espera pelo pagamento da restituição do IRPF. Apesar de muitas pessoas receberem a restituição da Receita Federal, nem todo mundo tem direito a restituição, como explicamos neste artigo. Mesmo assim, a quantidade de contribuintes é tão grande que a Receita Federal precisa seguir um calendário mensal de pagamento da restituição do IRPF, depositando no dia 15 de cada mês na conta dos contribuintes a restituição corrigida pela taxa de juros Selic.

Consulta restituição IRPF

Para fazer a consulta da restituição do imposto de renda, acesse a página de consulta no site da Receita Federal.

consulta restituição do imposto de renda

Selecione o ano da restituição que você quer consultar, preencha os campos “CPF”, “Data de Nascimento”, os caracteres de verificação e clique no botão “Consultar”.

Após o preenchimento dos campos de consulta da restituição do imposto de renda, o sistema da Receita Federal informa a situação da restituição referente ao ano selecionado.

Observação: se você tem direito à restituição em determinado ano, mas não recebeu o pagamento até dezembro, é provável que a sua declaração tenha caído na malha fina. Consulte regularmente o extrato de processamento da declaração para verificar se há pendências a serem corrigidas.

Leia também

Como funciona o pagamento da restituição do IRPF

Imposto de renda 2019: conheça as regras

O que é desconto simplificado do imposto de renda?

Classificação dos leitores sobre este artigo
[Total: 1 Média: 5]

Comentários