Como imprimir a 2ª via do CPF

Atualmente, o comprovante de inscrição no CPF não é mais um cartão plástico azul. A Receita Federal resolveu abandonar este formato em razão de seu custo elevado e fragilidade do documento. Dessa forma, imprimir o CPF ficou mais fácil e rápido graças à internet.

Como imprimir o CPF pela internet

Para imprimir a 2ª via do CPF diretamente no site da Receita Federal, clique aqui.

Conforme imagem abaixo, preencha os campos “CPF“, “Nome”, “Data de Nascimento”, “Nome da Mãe” e, caso tenha entre 18 e 70 anos de idade, o “Título de Eleitor”.
imprimir-cpf


Clique no botão “Enviar” e digite os caracteres de verificação (CAPTCHA). Se você declara imposto de renda, o sistema solicitará na tela seguinte o número do recibo da sua declaração mais recente. Digite os 10 primeiros dígitos do recibo da sua declaração e clique no botão “Gerar”.

imprimir o CPF para quem declara imposto de renda

Pronto! Agora basta imprimir o CPF. O comprovante de inscrição no CPF pode ser impresso em papel comum e plastificado pois a sua autenticidade é verificada eletronicamente.

Como imprimir o CPF sem o número

Se você esqueceu ou perdeu o número do seu CPF, não há como recuperá-lo pela internet no site da Receita Federal por questões de segurança. A solução neste caso é tentar recuperar o número do CPF em algum estabelecimento, plataforma online ou instituição que você tenha cadastrado seu CPF. Para isso, talvez seja necessário apresentar um documento de identificação para confirmar a sua identidade.

Outra possível solução é tentar encontrar o número do CPF em outro documento oficial. O CPF pode constar nos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Certidão de Nascimento
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteira de identidade profissional
  • Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos

Caso não consiga imprimir o CPF pela internet, ou recuperá-lo de algum cadastro que você tenha feito, você poderá procurar um cartório de registro civil de pessoas físicas ou unidade da Receita Federal munido de um documento de identificação oficial com foto.

Para verificar a situação econômica e financeira do seu CPF, procure uma agência do SPC ou Serasa.

Para verificar a situação fiscal do seu CPF, consulte as pendências no site da Receita Federal.

Para verificar se o cadastro do seu CPF está regular, faça uma consulta do CPF.

como imprimir o CPF com QR code
O novo CPF traz um QR Code no verso. Basta imprimir o documento e plastificá-lo. Foto: Divulgação Receita Federal do Brasil
Leia também

Como fazer a declaração do imposto de renda 2019

Como imprimir uma cópia da declaração do imposto de renda

Consulta do CPF pelo site da Receita Federal

Como imprimir a certidão negativa de débitos (CND) da Receita Federal

Declaração de Isenção do Imposto de Renda
Qual a sua nota para este artigo?
Nota média: 3.9

Comentários