Novo CPF com QR Code

A partir desta segunda-feira (16), a Receita Federal do Brasil vai disponibilizar o novo CPF com QR Code em seu site na internet. O novo modelo de CPF utiliza o QR Code para verificação de autenticidade do documento. Isso proporciona maior agilidade e simplificação ao processo, além de reduzir o risco de fraude com o documento. Antes, o processo de verificação de autenticidade do CPF exigia a inserção manual na página da Receita Federal do número do CPF, código de controle, data e hora da emissão. Agora, basta posicionar o CPF perante uma câmera de telefone celular para confirmar a autenticidade do documento.

novo CPF
O novo CPF traz um QR Code no verso do documento e pode ser plastificado. Foto: Divulgação Receita Federal do Brasil

Como imprimir o novo CPF

Para imprimir o novo CPF, basta acessar a página da Receita Federal e preencher os seus dados nos campos solicitados.

Mesmo com a implementação do novo CPF, os cartões de CPF antigos continuarão válidos. A troca do modelo NÃO gera um novo número de CPF.

QR Code

O QR Code, do inglês “Quick Response Code (Código de Resposta Rápida)”, é um tipo de código de barras inventado pela indústria automobilística do Japão que se popularizou em todo o mundo. As maiores vantagens do QR Code em relação aos códigos de barra lineares é a capacidade de armazenamento de informações e a praticidade, já que a maioria dos telefones celulares atuais pode escanear o QR Code através de suas câmeras. Para tanto, é necessário instalar um aplicativo leitor de QR Code no telefone celular.


Leia Também

Bagagem acompanhada: conceito, regras e limites

Como imprimir a 2ª via do CPF

Como imprimir a certidão negativa da Receita Federal

Consulta do CPF pelo site da Receita Federal

Declaração de Bitcoin e Criptomoedas da Receita Federal

Como fazer agendamento na Receita Federal

Clique para avaliar esse artigo!
[Total: 5 Média: 4.6]

Comentários