Prazo para declarar imposto de renda 2019 inicia hoje

prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2019
Contribuintes devem ficar atentos ao prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2019. Foto: StockSnap/Pixabay

Começou nesta quinta-feira (07) o prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2019, cuja finalidade é prestar informações tributárias à Receita Federal referentes ao ano-calendário de 2018. Até as 11:00 deste primeiro dia do prazo, já foram entregues 254.903 declarações do imposto de renda. A principal vantagem de entregar a declaração do IRPF logo no início do prazo é a preferência que estas pessoas ganham no pagamento de uma eventual restituição nos primeiros lotes, caso a declaração não esteja na malha fina.

A Receita Federal esperar receber um total de 30,5 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo para declarar o imposto de renda 2019.

Se a pessoa que está obrigada a declarar o imposto de renda 2019 não entregar a declaração dentro do prazo, ela ficará sujeita a pagar multa por atraso no valor de, no mínimo R$ 165,74, e no máximo 20% do imposto de renda devido no ano. Além disso, o CPF também poderá ficar na situação pendente de regularização até que ela entregue a referida declaração.

Leia também
Imposto de renda 2019: conheça as regras para fazer a declaração
Como funciona o pagamento da restituição do imposto de renda
Como obter o informe de rendimentos
O que significa malha fina do imposto de renda?

Classificação dos leitores sobre este artigo
[Total: 1 Média: 5]

Comentários